Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SESCOOP: Diretor do MTE recebe materiais do programa Aprendiz Cooperativo

 

 

cabecalho informe

SESCOOP: Diretor do MTE recebe materiais do programa Aprendiz Cooperativo

Aconteceu, na última quinta-feira (23/05), em Brasília (DF), a primeira reunião ordinária do Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional. O auge da pauta foi a aprovação do Plano Nacional de da Aprendizagem Profissional (PNAP), documento que contempla nove ações destinadas a jovens com idade entre 14 e 24 anos, metas e cronogramas para ampliação quantitativa e principalmente qualitativa da oferta dos programas de aprendizagem.

Portaria - A programação contemplou, também, discussões a respeito de possíveis adequações à Portaria 723/2012 – que trata dos referenciais de qualidade para desenvolvimento e validação dos cursos de aprendizagem a distância – e apresentação de proposta do Catálogo Nacional da Aprendizagem (CONAP).

Entrega - Na ocasião, foram entregues os materiais do Programa Aprendiz Cooperativo a algumas instituições diretamente ligadas a aprendizagem, como Ministério Público da União (MPU), Secretaria de Políticas Públicas (SPP), Coordenadoria Geral de Preparação e Intermediação de Mão de Obra Juvenil e Diretoria de Políticas Públicas de Trabalho e Emprego para a Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Qualidade - A gerente de Formação e Qualificação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Andrea Sayar, acompanhada da analista de Desenvolvimento em Gestão Edlane Melo, do gerente de formação, Alexandre Ambrogi e da coordenadora de Aprendizagem, Flávia Afonso - ambos do Sescoop/SP, foram convidados a fazer a entrega do material pessoalmente ao diretor de Políticas Públicas de Trabalho e Emprego do MTE, Josbertini Virginio, que os recebeu em seu gabinete. “Fico muito feliz em ver que estão primando pela qualidade da aprendizagem, principalmente quanto aos manuais da avaliação e de procedimentos para acompanhamento de egressos. Esta metodologia está muito alinhada com o que o MTE pensa para suas futuras ações de aprendizagem. É uma boa prática que merece ser divulgada” disse Virginio.

Relato - Andrea Sayar aproveitou a oportunidade para relatar que o desenvolvimento do material envolveu representantes da unidade nacional de todas as regiões do Brasil, com a participação de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins. Falou ainda da distribuição das Unidades temáticas e da formação integral do aprendiz pautada em valores cooperativistas, oportunidade em que Ambrogi reforçou: “Disponibilizar cursos que atendam o empregador, no nosso caso a cooperativa, favorece o aumento da retenção do aprendiz concluinte no mercado de trabalho, realidade constante nos programas de aprendizagem do Sescoop/SP”.

Detalhes – O conjunto de materiais didáticos do Programa Aprendiz Cooperativo – Auxiliar Administrativo, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) é composto por 9 apostilas do aluno e do professor a ainda de Diretriz Nacional da Aprendizagem, Mapa de Competências, Manual de avaliação, Plano de curso, Manual de gestão e Manual de pesquisa de egressos. (Informe OCB)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias