Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias EDUCAÇÃO: Plano Estadual será elaborado de forma integrada

 

 

cabecalho informe

EDUCAÇÃO: Plano Estadual será elaborado de forma integrada

educacao 07 07 2014O Paraná vai elaborar até o fim do ano o Plano Estadual de Educação e também ajudará os municípios a terem planos alinhados ao novo Plano Nacional de Educação. Durante a manhã de sexta-feira (04/07) gestores da Secretaria Estadual de Educação, do Ministério da Educação e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PR) se reuniram para tratar das ações que serão desenvolvidas de forma integrada entre municípios, Estado e União.

Conferências regionais- O Secretaria Estadual da Educação informa que o trabalho será feito por meio de conferências regionais, aproveitando a tradição cooperativa do Paraná e o envolvimento das 18 Associações Municipais, bem como os próprios Núcleos Regionais de Educação para os debates, respeitando a forma que os municípios já estão organizados e o potencial da Undime-PR. Especialistas serão convidados para discutir os diferentes eixos do Plano Nacional de Educação.

Nortear - O objetivo Ministério da Educação é que os planos estaduais saiam primeiro e sirvam para nortear os municípios que vão elaborar ou ajustar os seus planos. “Os planos municipais no Paraná devem ter a cara do estado e daí ser pactuado com o Plano Nacional”, disse o secretário de Articulações com Sistemas Educacionais do MEC, Binho Marques.

Condução - O Ministério mostrou como os trabalhos serão conduzidos e o quadro técnico que deve ser montado em parceria com a Secretaria Estadual e com a Unidme-PR para prestar assistência na elaboração dos planos estadual e municipais.

Índice - A diretora da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino, do MEC, Flávia Maria de Barros Nogueira, mostrou que 44% dos municípios paranaenses já têm planos de educação. “Isso é muito positivo pois demonstra a preocupação, mas mesmo assim esses planos deverão ser ajustados para ficarem alinhados tanto com o do Estado como com o Nacional”, explicou.

Prazo - Segundo Flávia, com a aprovação do Plano Nacional de Educação, na semana passada, estados e municípios terão prazo de um ano para elaborarem ou adequarem seus documentos ao Nacional. “É preciso que eles façam a adesão a essa assistência técnica que estamos propondo”, disse. (Agência de Notícias do Paraná)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias