Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COOPERATIVISMO III: Ganhos dentro e fora do País

 

 

cabecalho informe

COOPERATIVISMO III: Ganhos dentro e fora do País

As cooperativas paranaenses exportaram US$ 2,36 bilhões em 2013, um aumento de 5% em comparativo a 2012. No total, são 23 cooperativas que realizam operações diretamente com o mercado internacional, sendo mais de cem países importadores dos produtos.

Aumento da produção- Para o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, a importância do setor se intensifica a cada ano, especialmente com o aumento constante da produção. Ele lembra que o mercado interno não é capaz de absorver toda a produção ofertada. "Outro aspecto positivo são as elevadas exigências dos produtos e processos produtivos que demandam a profissionalização completa de toda cadeia produtiva, do campo à agroindústria. Ano após ano as cooperativas agropecuárias do Paraná investem em seus complexos agroindustriais e também em infraestrutura e armazenagem", salienta o representante da entidade.

Intercooperação - Pensando nos desafios atuais, Koslovski elenca a intensificação dos processos de intercooperação, manter os investimentos na profissionalização, na melhoria da gestão e, consequentemente, na oferta de produtos e serviços de qualidade, seja para o mercado externo ou interno.

Ganha-ganha- "A busca pela integração e pela intercooperação entre os diferentes ramos e mesmo dentro dos segmentos na viabilização de negócios possibilita o ganha-ganha do cooperativismo e realiza uma aproximação importante dos dirigentes e profissionais das diferentes cooperativas. Mas o grande diferencial é o forte investimento que fazem as cooperativas paranaenses no processo da gestão e profissionalização. Somente nos últimos 14 anos, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), foram treinados mais de 1,2 milhão de pessoas entre cooperados, dirigentes, colaboradores e familiares, proporcionando uma evolução significativa em todo processo de modernização e evolução dos resultados para os cooperados", finaliza ele. (Folha Rural / Folha de Londrina)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias