Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias DIA INTERNACIONAL II: Do BR para o mundo: cooperativas exportam mais de US$ 6 bilhões

 

 

cabecalho informe

DIA INTERNACIONAL II: Do BR para o mundo: cooperativas exportam mais de US$ 6 bilhões

Segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras, em 2012 havia mais de 11,1 milhão de cooperados em 6.603 cooperativas, gerando quase de 322 mil empregos diretos. O cooperativismo também tem sido um grande propulsor da economia brasileira. No ano passado, 152 cooperativas brasileiras exportaram U$ 6,07 bilhões para 143 países. Este foi o terceiro maior resultado alcançado desde 2007. Dessa forma, as exportações de cooperativas brasileiras foram equivalentes a todas as exportações do Uruguai no mesmo período.

Pessoas – Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o cooperativismo só deu e dá certo no Brasil, porque além de ser uma ferramenta importante para o desenvolvimento econômico, tem uma grande preocupação com as pessoas. “Costumo dizer que uma cooperativa cultiva seu capital social, porque o principal insumo dela é gente. A cooperativa tem, por norma, cultivar a confiança entre os indivíduos que a compõe. Isso resulta em inclusão, transparência e democracia. E é isso que o brasileiro está pedindo”, reforça o presidente.

Demanda - Para ele, a cooperativa atende – como uma luva – às demandas das sociedades modernas, como é o caso da brasileira. “Ao cultivar os princípios e os valores do cooperativismo, a cooperativa cria um ambiente propício ao desenvolvimento sustentável da economia nacional. A prova disso é que onde nós temos cooperativas bem estruturadas, temos também um agente de desenvolvimento local. E temos muitos exemplos em todos os estados brasileiros”, garante Márcio Freitas. (Informe OCB)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias