Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias DIA INTERNACIONAL I: Um breve panorama do cooperativismo ao redor do planeta

 

 

cabecalho informe

DIA INTERNACIONAL I: Um breve panorama do cooperativismo ao redor do planeta

No sábado (05/07), cooperativistas de todo o mundo celebraram o Dia Internacional do Cooperativismo. A data foi estabelecida pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) no primeiro sábado de julho desde 1923. Em 1995, ano do centenário da ACI, o dia que reconhece o cooperativismo global passou a fazer parte do calendário da Organização das Nações Unidas (ONU).

Sustentabilidade - Neste ano, o mote da celebração foi “Cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos”. A ideia do tema surgiu após uma pesquisa internacional feita pela ACI que mostrou a maior preocupação das cooperativas em todo mundo é que os governos reconheçam sua capacidade de gerar desenvolvimento sustentável para a comunidade. O tema foi proposto durante a última Assembleia Geral da ACI, ocorrida na Cidade do Cabo, na África do Sul, e foi posteriormente aprovado pelo Conselho de Administração da ACI.

Maiores - Segundo a World Cooperative Monitor, uma iniciativa da ACI em parceria com a Comissão da União Europeia para desenvolvimento de pesquisa para monitoramento do número de cooperativas no mundo, as 300 maiores cooperativas monitoradas internacionalmente somam ativos no valor de US$ 2,5 trilhões.  Se fossem um país, estas cooperativas juntas seriam a nona maior economia do mundo.

Brasileiras - Na lista das 300 maiores cooperativas do globo, seis são brasileiras: Copersucar, Coamo, Aurora, Cooxupé, Unimed Rio e C.Vale. Atualmente, mais de um bilhão de pessoas estão ligadas ao cooperativismo. Suas cooperativas geram mais de 100 milhões de empregos diretos.

CURIOSIDADES

- Entre as 10 maiores empresas do setor lácteo do mundo, 6 são cooperativas.

A Índia possui o maior número de cooperativas no mundo, aproximadamente 500 mil;

- Na Malásia, todas as escolas públicas são obrigadas por lei a constituírem cooperativas para a administração dos recursos;

No Paraguai, as cooperativas de crédito representam 32% do mercado financeiro;

- Nos Estados Unidos, 72% do consumo de energia na zona rural vêm de cooperativas. As cooperativas de eletrificação somam 12% de toda a energia produzida no país;

- Na Finlândia, aproximadamente 60% das residências privadas foi construída por cooperativas;

- O Brasil possui o maior sistema de cooperativismo de saúde do mundo, tendo o maior número de cooperados e usuários, sendo considerado uma referência mundial. (Informe OCB)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias