Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias UNIMED MARINGÁ: Lideranças do cooperativismo prestigiam inauguração da nova sede

 

 

cabecalho informe

UNIMED MARINGÁ: Lideranças do cooperativismo prestigiam inauguração da nova sede

Com a participação de autoridades do município e lideranças do cooperativismo da área médica e de vários outros ramos, a diretoria da Unimed Regional Maringá promoveu, na manhã de sábado (05/07), a inauguração da nova sede administrativa da entidade. Construído na última década, o edifício de quatro pavimentos situado na Avenida Bento Munhoz da Rocha, zona leste da cidade, já abrigava desde 2008 o Centro Integrado de Atendimento à Saúde (Ciasu) e dispunha de uma área de 3 mil metros quadrados de área construída que foi estruturada para receber os setores da administração.

Dia Internacional do Cooperativismo- O evento coincidiu com a celebração do Dia Internacional do Cooperativismo e, entre os convidados, estava o vice-prefeito Cláudio Ferdinandi, o presidente da Câmara Municipal, Ulisses Maia, o presidente e o vice-presidente da Unimed do Brasil, Eudes Freitas Aquino e Orestes Barroso Medeiros Pullin, o presidente e o superintendente da Federação das Unimeds do Paraná, Paulo Roberto Fernandes Faria e Luis Francisco Costa, o presidente da Sociedade Médica de Maringá, Kemel Jorge Chammas, dirigentes das cooperativas parceiras Unicred, Sicredi, Sicoob e Unicampo, ex-presidentes da entidade e outros.

Nova fase- Após a apresentação do Coral Infanto-Juvenil Nossa Senhora das Graças, de Sarandi, que é patrocinado pela Unimed, o presidente da cooperativa, Daoud Nasser, agradeceu a presença dos convidados e disse que uma nova fase está sendo iniciada na história da corporação que, a partir de agora, concentra todas as suas atividades em um só lugar. "Isto vai representar mais facilidade, coesão, eficácia, conforto e economia", salientou, explicando que, desde o começo dos anos 1990, os setores estavam distribuídos, improvisadamente, por várias salas e pavimentos do Centro Comercial Paraná, na área central da cidade.

Compromissos - Em seguida, ao falar sobre os compromissos da Unimed com a comunidade, o presidente frisou que são mantidos, de longa data, vários projetos em parceria com a Prefeitura. Ele citou a Copa Escolar Unimed, o patrocínio a equipes de handebol e vôlei que representam a cidade em competições estaduais e nacionais, a atletas de judô, o apoio às Academias de Terceira Idade (ATI) e duas outras iniciativas que estão sendo implementadas. Uma delas é o projeto "Plantando Saúde", em que a Unimed viabiliza a produção de cerca de 10 mil mudas de citronella, espécie repelente do mosquito transmissor da dengue, para distribuição a residências de bairros onde há maior incidência da enfermidade; a outra é um programa de educação de trânsito para motociclistas de Maringá, cidade onde há cerca de 100 mil condutores, categoria que se envolve em grande número de acidentes.

Comunidade - "A Unimed é a empresa que mais investe em projetos com a comunidade", assinalou Nasser, que fez um reconhecimento ao trabalho realizado por todas as diretorias anteriores, representadas na cerimônia pelos ex-presidentes João Maria da Silveira, Reynaldo Rafael José Brovini e Durval Francisco dos Santos Filho, além de familiares de Nelson Couto Rezende, falecido no início deste ano.

Atendimento de qualidade- Em seu pronunciamento, o presidente da Federação das Unimeds do Estado do Paraná, Paulo Roberto Fernandes Faria, parabenizou a cooperativa de Maringá por estruturar uma sede própria, a seu ver "necessária para oferecer um atendimento ainda de melhor qualidade aos mais de 160 mil clientes". Segundo ele, a nova sede "vai dar uma alavancagem na gestão" e lembrou que em recente simpósio das Unimeds paranaenses (Suespar), a cooperativa de Maringá ficou em primeiro lugar no ranking de sustentabilidade e responsabilidade social, conquistando um prêmio que foi concedido pela primeira vez.

Reconhecimento - O presidente da Unimed do Brasil, Eudes Freitas Aquino, começou seu discurso fazendo um reconhecimento "ao papel que a Unimed Maringá desempenha no contexto nacional", explicando que os indicadores das 360 cooperativas integrantes do sistema são avaliados e acompanhados periodicamente. De acordo com Aquino, o sistema cobre 83% do território nacional, totaliza 112 mil médicos cooperados e possui 20 milhões de clientes. "É o maior sistema médico do planeta, o que aumenta muito a nossa responsabilidade", ressaltou, acrescentando: "todo investimento voltado a trazer mais qualidade, como está sendo feito em Maringá, é bem-vindo".

Cartões de visita- O dirigente disse ainda que as Unimeds "são cartões de visita em todas as cidades onde estão instaladas, contribuindo diretamente para a melhoria dos indicadores de IDH". Por fim, ao falar sobre o Dia Internacional do Cooperativismo, Aquino citou que o sistema está presente em 123 países, onde gera 100 milhões de empregos diretos: "funciona como uma vara de condão, ressocializando pessoas". Por fim, ele exaltou a importância da integração das cooperativas com a comunidade.

Importância - Antônio Carlos Nardi, secretário municipal de Saúde, aproveitou a oportunidade para destacar a importância do investimento realizado pela Unimed em sua nova sede, "que será de grande serventia para a saúde de Maringá", enquanto o vice-prefeito Cláudio Ferdinandi disse que a cooperativa "está cuidando de forma exemplar do nosso maior patrimônio, a saúde".

Homenagem - Na segunda etapa da programação, os presentes foram convidados a dirigirem-se ao anfiteatro, situado no primeiro pavimento, para uma homenagem ao saudoso ex-presidente Nelson Couto Rezende, que emprestou seu nome ao local. Na oportunidade, um de seus irmãos, o advogado Sebastião Couto Rezende, agradeceu a homenagem em nome da família. Em seguida, ao usar da palavra, o ex-presidente João Maria da Silveira lembrou episódios da participação de Nelson na fundação e no fortalecimento da entidade em seus primeiros anos. Por sua vez, o vice-presidente da Unimed Brasil, o paranaense Orestes Barroso Medeiros Pullin, relatou  a atuação de Nelson, por vários anos, como dirigente da Federação das Unimeds do Paraná, "onde foi importante na luta que resultou em muitas conquistas".

Bênção - O padre Onilton Gorla e o pastor Alan Ribeiro fizeram uma bênção às novas instalações, houve o descerramento de uma placa por dirigentes da cooperativa e lideranças do cooperativismo e, completando, os presentes foram convidados a conhecer as dependências.

Celebração - Após a inauguração, dirigentes e convidados dirigiram-se para a sede campestre da Sociedade Médica de Maringá, onde a Unimed promove todos os anos, no Dia Internacional do Cooperativismo, uma festividade que reúne cooperados e familiares. Segundo os organizadores, o evento, com almoço e várias atividades de lazer, reuniu 1,5 mil participantes. Ao fazer a abertura oficial, o presidente da cooperativa, Daoud Nasser, agradeceu a presença de todos, destacando as lideranças nacionais e estaduais do cooperativismo médico, ali presentes. Nasser enfatizou que a festa foi inteiramente organizada por colaboradores e seu objetivo é fortalecer o congraçamento entre os cooperados e suas famílias.

Integração - Na sequência, o presidente da Federação das Unimeds do Paraná, Paulo Roberto Fernandes Faria, destacou que os três principais ramos do cooperativismo paranaense - agronegócio, crédito e médico - estão integrados na Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). "Já contamos com mais de dez mil médicos cooperados e 1,5 milhão de beneficiados, o que significa que atendemos a 13% da população do Estado". Completando, o presidente da Unimed do Brasil, Eudes Freitas Aquino, ressaltou a importância da celebração do cooperativismo, lembrando que o sistema é inspirado na família, "com respeito à individualidade mas sob uma visão coletiva". (Imprensa Unimed Maringá)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias