Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias CIDADANIA: Consumidores do Paraná podem registrar reclamação pela internet

 

 

cabecalho informe

CIDADANIA: Consumidores do Paraná podem registrar reclamação pela internet

cidadania 09 09 2014Os consumidores do Paraná podem registrar reclamações e receber resposta das empresas em relação a produtos e serviços contratados por meio de uma plataforma online. No site www.consumidor.gov.br, o cidadão pode fazer a queixa usando um equipamento que tenha acesso à internet, como computador, smartphone ou tablet, sem precisar ir até uma unidade do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR).

Cidadania - “O site leva a cidadania mais perto do consumidor, que pode, da própria casa, do trabalho, do ônibus, ou qualquer outro lugar, encaminhar a solução para o conflito”, afirma a coordenadora do Procon-PR, Cláudia Silvano. “A ferramenta é, também, uma alternativa para a população que não tem unidades do Procon em seu município”, explica.

Registro - Desde o início do funcionamento do site, em 30 de maio deste ano, foram efetuados cerca de 700 registros de consumidores e o índice de casos solucionados está em 75% das reclamações realizadas, informa a coordenadora do Procon-PR.

Como funciona- O registro de uma reclamação leva, em média cinco minutos. O consumidor tem que fazer um cadastro no site, com login e senha, e verificar se a empresa que ele quer reclamar está na plataforma. No site estão cadastradas mais de 100 empresas entre as mais reclamadas nos Procons do país, como operadoras de telefonia, bancos, empresas do varejo, indústrias, planos de saúde e companhias aéreas.

Dez dias- Efetuada a reclamação, a empresa tem até dez dias correntes para analisar e enviar uma solução ao consumidor. Após isso, o consumidor tem, também, dez dias para analisar a proposta da empresa e verificar se teve, ou não, sua questão resolvida. Caso não haja conciliação, o consumidor deve abrir um processo nos órgãos de defesa do consumidor do seu município.

Parceria - A plataforma foi criada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, com a participação de alguns departamentos estaduais, como o Procon-PR. Além do Paraná, o site está em funcionamento para consumidores do Distrito Federal e mais 10 estados: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. Em setembro, estará disponível para consumidores de todo o país. (Agência de Notícias do Paraná)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias