Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias INTERNACIONAL: OCDE vê crescimento global fraco, com freada dos emergentes

 

 

cabecalho informe

INTERNACIONAL: OCDE vê crescimento global fraco, com freada dos emergentes

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) disse nesta terça-feira (08/07) que as economias emergentes deverão apresentar um crescimento em desaceleração ou estável, que as grandes economias em desenvolvimento não deverão crescer, com exceção da Índia, e que as perspectivas para a maioria dos países desenvolvidos é estável, com uma melhora nos Estados Unidos.

Índice - A organização, sediada em Paris, disse que o seu índice, composto de indicadores antecedentes, que cobre 33 países-membros, permanece inalterado há seis meses seguidos, em 100,6 pontos, acima da média de longo prazo de 100. O índice, elaborado para sinalizar pontos de virada no ciclo econômico, apontou para um crescimento estável na área da OCDE como um todo.

EUA e Reino Unido- Nos Estados Unidos, o ímpeto do crescimento ficou acima da média de longo prazo de 100,6, o terceiro mês seguido de melhora, enquanto a economia do Reino Unido esteve acima da tendência, em 101,13 pontos, melhorando pelo quarto mês seguido.

Itália - A dinâmica de crescimento da Itália melhorou, para 101,74 pontos, enquanto a leitura para a França permaneceu praticamente estável, em 100,33, com ligeira melhora em relação ao mês anterior. Contudo, o indicador para a Alemanha, apresentou queda pelo terceiro mês consecutivo, sinal para a OCDE que a expansão da principal economia europeia está perdendo ritmo.

Japão - No entanto, a dinâmica de crescimento esteve acima da média, mas enfraquecida, no Japão, com uma leitura de 100,40 pontos, possivelmente por causa de um aumento dos impostos. Na Alemanha, a leitura foi de 100,48, o quinto mês consecutivo de queda.

Dinâmica - Entre as grandes economias em desenvolvimento, a dinâmica do crescimento diminuiu ou ficou perto de estável, com leituras ligeiramente inferiores a 100. Segundo a OCDE, "o índice de indicadores antecedentes aponta para crescimento abaixo da tendência no Brasil e para expansão ao redor da tendência na China e na Rússia".

Perspectivas - As perspectivas de crescimento da China melhoraram ligeiramente, de 99,10 pontos no mês anterior, para 99,25 pontos, enquanto a Índia demonstrou sinais de uma dinâmica de crescimento mais forte, com uma leitura de 98,22 pontos. (Valor Econômico, com agências internacionais)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias